Vivemos em um mundo onde a diversidade ecológica encontra-se em redução. Extraímos energia, matérias, organismos da natureza e modificamos as paisagens em proporções que não se sustentam. Essas atividades têm resultado em taxas crescentes de extinção, degradação e perda de sistemas naturais nos quais nossas culturas estão inseridas.

Os biólogos que atuam na área da Biologia da conservação têm como seus objetivos centrais estudar as causas de perda da biodiversidade em todos os níveis (individual, ecossistema e genética), avaliar os impactos humanos sobre a biodiversidade e desenvolver a partir desta compreensão abordagens práticas para prevenir a perda de espécies.

Graças aos conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas como: geografia, física, química e sociologia, não se restringindo apenas na biologia básica, hoje biólogos da conservação são capazes de entender quais são as necessidades ecológicas de uma espécie ou quais as suas principais ameaças para assim estabelecer formas mais eficazes de protegê-la. São também capazes de compreender como a estrutura da paisagem pode influenciar a dinâmica das populações e seu risco de extinção, aplicando seus conhecimentos para estabelecer áreas de proteção. Assim criando metas eficientes para a conservação.

“Ser Biólogo é ser capaz de enxergar os pequenos detalhes da natureza que o mundo não vê. É aprender todos os dias a respeitar a importância de um organismo, por mais microscópico que seja. É ter orgulho de divulgar e ensinar ciência com empolgação, sem pedir nada em troca.”

– Karlla Patrícia, Doutora em Zoologia.

Dia 03 de Setembro foi comemorado o dia dos biólogos, os defensores da vida e da fauna, que auxiliam na reprodução de espécies e lutam contra a extinção.

Sem eles não teríamos noção da importância de quaisquer tipos de vida para a humanidade, mostrando que a natureza é intimamente unificada, tornando-se uma só, onde qualquer dano (mesmo que pequeno) desencadeia imensas alterações para todos.

Se gostou deste conteúdo veja mais em nosso blog de notícias TudoBiodegradável, onde você irá encontrar diversas matérias relacionadas ao meio ambiente.