Após várias cidades proibirem o uso de canudos de plástico comum não biodegradável com a alegação que este produto polui o meio ambiente, os comércios passaram a ter alternativas ecológicas e sustentáveis para servir aos seus clientes.

Qual seria o canudo mais apropriado para atender as leis, e mesmo onde não tem leis, para reduzir a poluição por lixo plástico?

Canudos de Papel

O canudo de papel é percebido pelas pessoas como sendo uma boa opção e por isso está cada vez mais presente. No entanto, esta alternativa em muitos casos contém plástico para evitar que amoleça e desmanche em contato com líquidos. Por isso, canudos de papel contendo plásticos não são reciclados nem como papel, nem como plástico. Além disso, a produção do papel consome mais energia e água do que os canudos de plástico e estes canudos alteram o paladar das bebidas.

Canudos de Silicone

Apesar de ser reutilizável, o canudo de silicone não é reciclável e, um dia, por desgaste de uso, precisará ser descartado. Pode ser uma opção para uso em casa, mas não em bares e restaurantes. Seria necessário um processo de esterilização para garantir que não transmita doenças entre as pessoas que usam. E este processo nos parece bastante difícil de ser feito onde são servidas bebidas e refeições.

Canudos de Bambu

O canudo de bambu poderia parecer uma boa alternativa pois provém de fonte renovável. Porém o seu custo de produção é alto, além de ser um problema em relação a contaminação cruzada entre as pessoas que utilizam. Parece bastante complicado e caro esterilizar canudos de bambu em bares e restaurantes. Este tipo de canudo não pode ser reciclado.

Canudos TudoBiodegradável

Dentre as outras opções citadas, este tipo de canudo é o que apresenta o Ciclo de Vida (ACV) mais amigável para o meio ambiente. Segundo a ACV, são 75% melhores quando existe a possibilidade de descarte indevido ou acidental no meio ambiente. São mais econômicos, higiênicos, impermeáveis, flexíveis, recicláveis e biodegradáveis, tanto na superfície do solo, como na água, doce ou salgada. Consomem muito menos água e energia do que os de papel e quando reciclados, geram um novo produto, contribuindo para a economia circular. Também são ótimos pois não alteram o gosto das bebidas.

A TudoBiodegradável possui toda uma linha de produtos sustentáveis e biodegradáveis, todos com certificado e em conformidade com as leis que exigem produtos recicláveis e biodegradáveis no Brasil e no exterior.

Já imaginou como é bom uma embalagem biodegradar 90% em apenas 120 dias no solo se for descartada incorretamente? Ou em apenas 6 meses na água do mar? É isso que a TudoBiodegradável faz por você e no combate contra o lixo plástico.