O carnaval está chegando e os hábitos sustentáveis não podem ser deixados de lado.
Em épocas festivas o acúmulo de sujeiras que prejudicam o meio ambiente se multiplicam, no ano de 2019 como por exemplo, a prefeitura do estado de São Paulo precisou montar uma operação com mais de 1.840 agentes de limpeza para recolher os lixos das ruas, e foram recolhidas mais de 649 toneladas de resíduos durante o período de pré e pós-carnaval.
Para que neste ano de 2020 não se repita as ocorrências dos anos anteriores, nos da TudoBiodegradável preparamos algumas dicas para os foliões curtirem o carnaval de uma forma boa e sustentável. Confira as nossas dicas:

Glitter Biodegradável:

Sabemos que um carnaval sem cores e brilhos não é um carnaval, por isso não pode faltar o famoso Glitter, porém os glitters comuns contêm microoplásticos que levam milhares de anos para se decompor e afetam diretamente a cadeia alimentar aquática quando despejado nos oceanos. Mas o que muitos não sabem é que dá para brilhar e ser sustentável no carnaval, com os glitters biodegradáveis, além de arrasar, você contribuirá para um meio ambiente mais saudável.

Confete ecológico:

Assim como o Glitter, os confetes também fazem parte do carnaval, mas deve-se levar em consideração que, quando são jogados pelos ares, eles se aglomeram quando chega ao chão e consequentemente acabam entupindo bueiros. A nossa dica é que utilizem folhas secas, isso mesmo, aquelas que estão sempre caídas pelo chão. Produzindo artesanalmente seus confetes com furador de papel, elas causam o mesmo efeito e não agride o meio ambiente.

Lixo no lixo:

Sabemos que lixo produzido durante o carnaval não é pouco, por isso vamos fazer a boa ação de sempre jogar o seu lixo no lixo, uma dica é sempre levar o seu próprio saco para lixo reciclável, assim você vai acumulando todo os seus resíduos e quando achar uma caçamba de lixos despeje lá.
Conheça nossos sacos para lixo TudoBiodegradável

Fantasia ecológica:

Que tal reutilizar sua fantasia de carnaval dos anos anteriores, trocar com algum amigo ou reformá-la? Utilizando a mesma fantasia mais de uma vez, você dilui ao longo do tempo os impactos negativos ocorridos na produção dos materiais que compõem sua fantasia.

Não desperdice água


O Carnaval é época em que muitas cidades enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, é importante se conscientizar para não a desperdiçar. Evite brincadeiras que contenha água como: guerrinhas de pistolas aquáticas, ou se molhar para dar aquela refrescada no meio do bloco, procure uma sombra e beba a água aconselhe todos que estão em sua volta a fazer o mesmo.

 

Depois de tantas dicas sustentáveis é importante lembrar de ser sustentável consigo mesmo! Por isso, nesse Carnaval, cuide-se.