A pandemia do novo COVID-19 fez a população perceber os riscos que os microrganismos nos trazem. Nada será como antes. Agora foi amplamente possível entender como um vírus realmente age e quais as precauções que devem ser tomadas por todos no dia a dia. Os cuidados estão maiores e a previsão é que continue assim, afinal, ninguém quer uma nova pandemia tão cedo.

O que algumas pessoas ainda não sabem é que o plástico é um excelente material na prevenção contra contágio, ou seja, ele protege produtos com as quais entra em contato.

Sabendo disso, o consumo de plástico se torna ainda mais necessário em épocas de pandemia, como a que estamos vivendo. Para evitar danos à natureza, o ideal é que se opte sempre por plástico biodegradável, já que sua decomposição é rápida e inofensiva, tem o preço bem próximo do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada segundo normas e regulamentos.

MAS E DEPOIS?

O plástico é um material reciclável, ou seja, a maioria de sua produção pode ser reciclada e transformada em novos produtos. Com o descarte correto, esse material vai para cooperativas ou centros de coleta seletiva e não agride o meio ambiente. O consumo consciente também faz parte de ações que estão em pauta para ajudar a evitar o lixo plástico.

No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:

  • Coleta e separação.
  • Revalorização.
    Essa é a fase na qual o material, que já está separado, passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima;
  • Transformação.
    Nessa fase o material transformado em matéria-prima gera um novo produto. E é aqui que a atenção deve estar, pois novos produtos voltam para a sociedade e não é gerado lixo plástico.

Algumas pessoas não imaginam tudo em que o plástico reciclado pode se tornar. Alguns exemplos são: fibra para carpete, tecido, vassoura, acessórios diversos, mangueira para jardim, tubulação de esgoto, cones de tráfego, cabos e muitos outros objetos.

A reciclagem faz parte do “novo normal”, o momento que todos viverão pós COVID-19. A necessidade da utilização de materiais seguros e atóxicos e o seu descarte consciente para evitar os danos ao meio ambiente.

O tema da próxima semana é reciclagem, então se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, teremos um guia completo sobre o assunto.

Fontes: ONU
ecycle.com.br
FUNVERDE