É muito comum que as pessoas se confundam sobre o que é reciclar e o que é reutilizar. Há que ache que os dois conceitos são sinônimos.

Tanto a reciclagem quanto a reutilização são processos importantes para o meio ambiente e entender a diferença entre os dois é importante.

A reciclagem traz a ideia de transformação de algo novo. “Re-ciclar” siginifica colocar um material em um novo ciclo de produção, transformando-o em um outro produto com uma nova utilidade. Por exemplo, uma garrafa PET pode se transformar em fibra de poliéster, assim como a compostagem, processamento de resíduos degradáveis (casca de frutas e legumes, poda de árvores, produtos alimentícios vencidos, restos de alimentos etc.,), também é considerada reciclagem.

Já a reutilização traz um material sem um novo ciclo de produção, mas se reaproveita para outras finalidades. A reutilização implica dar uma nova função para um material, combatendo, também, o desperdício.

Por exemplo, papéis usados que se transformam em blocos de rascunho, móveis que podem ganhar novos usos, garrafas que se transformam em objeto de decoração e dentre outras utilidades.

Ambas ajudam o meio ambiente, porém são distintas, agora que você já conhece a diferença entre elas coloque em prática essas ações de forma consciente!