O vírus pode resistir por até três horas após ser expelido em gotículas no ar. Quando chega nas superfícies, como paredes, roupas, móveis e outros objetos, o vírus possui comportamentos diferentes de acordo com o material.

Pesquisas mostram que o novo coronavírus pode durar por quatro horas em superfícies de cobre, por um dia no papelão e até três dias no aço inoxidável. Estes são dados preliminares, ainda em fase de testes. Porem em superfícies lisas e não porosas são mais eficazes no transporte de vírus.

Por isso é recomendável a lavagem exaustiva das mãos e a limpeza dos ambientes, importante também fazer a troca de roupa quando chegar de um local externo, pois estudos mostram que de forma geral, os vírus não somente o coronavírus, podem ter durar de 72 a 96 horas nos tecidos.

A importância da higienização é muito importante neste período, portanto, mantenha-se alerta ao tocar em quaisquer superfícies e em objetos comuns como: celulares, chaves, dinheiros, etc.

Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples para eliminar o vírus e proteger a si mesmo e aos outros. Limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

Outra opção para evitar tocar em superfícies contaminadas são as luvas TudoBiodegradável / Dr. Antigerme que te protege contra bactérias, fungos, mofos e outros. Além disso, as luvas evitam a contaminação cruzada. Ideais para o uso na manipulação de alimentos, ou em locais onde dinheiro e outras superfícies contaminadas são tocadas pelas mãos de muitas pessoas. Mas lembre-se, neste período é recomendável que todos fiquem em casa e evitem aglomerações. Cuide-se!