Indispensável nas ações sustentáveis e essencial para ajudar a evitar a poluição do meio ambiente, as embalagens biodegradáveis servem não apenas para facilitar o consumo dos clientes e a comercialização das empresas, mas também para evitar danos permanentes aos ecossistemas.

Muito tem se falado sobre embalagem biodegradável, mas você sabe o que é isso?
A biodegradabilidade é a capacidade de se decompor materiais em período de tempo menor (semanas ou meses) pela ação de microrganismos. Esse processo é de suma importância para a natureza e se relaciona com as questões ambientais e sociais.

Embalagens biodegradáveis foram desenvolvidas para minimizar os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto na natureza. Mas para que isso funcione, as embalagens produzidas precisam chegar ao consumidor final: Você.

E quais as vantagens de empresas, comércios e restaurantes usarem embalagens biodegradáveis? Listamos alguns deles aqui.

Consciência ecológica

Oferecer para os clientes uma forma de ajudar a não poluir o meio ambiente. Já que usar um produto plástico é indispensável, então por que não fazer isso de uma forma consciente? A utilização de embalagens ecológicas reduzem a poluição ambiental causada pelo descarte incorreto.

Sustentabilidade

Ser e agir de forma sustentável não é o futuro, é o presente. As mudanças são necessárias e urgentes. Utilizar embalagens ecológicas já é um importante passo.

Proteção dos alimentos e baixos níveis de contaminação.

O COVID-19 fez a população temer contágios, não só do próprio coronavírus, como de outros vírus e bactérias. A forma mais eficaz de proteger alimentos e produtos contra a contaminação é com o uso de embalagens plásticas. E melhor ainda, se essa embalagem for biodegradável. Ninguém quer gerar lixo sem necessidade, não é?

Melhora da imagem da marca – publicidade positiva

Em uma pesquisa do Natural Marketing Institute com cerca de 53 mil consumidores americanos, 58% deles levam em consideração o impacto da empresa no meio ambiente antes de consumir seus produtos. E que marca não quer ser conhecida como uma empresa preocupada e ativa nas questões ambientais e sociais? Utilizando embalagens biodegradáveis, essa notoriedade começa na base. Porque não há empresa com consciência ecológica e social que use embalagens plásticas nocivas ao meio ambiente.

Atrair investidores e funcionários

Uma empresa conhecida por ser sustentável atrai funcionários e colaboradores que querem estar associados a marcas com imagens positivas, principalmente os mais jovens que já tem consciência sustentável. A melhor maneira para atrair funcionários e investidores que se preocupam com a preservação do meio ambiente é mostrando como uma empresa está engajada nessa causa.

Redução de custos

Sim, redução de custos. Quando falamos em transformar hábitos, sempre pensamos no quanto isso irá custar. Práticas sustentáveis economizam recursos e agilizam os esforços, o que acaba deixando os funcionários felizes e produtivos.

Retorno para a sociedade

As empresas desempenham um papel importante para a sociedade. Ações efetivas de proteção do meio ambiente refletem de forma positiva para a sociedade, tanto local, como globalmente onde ela está inserida.

Ganho de vantagem competitiva

As pessoas estão se preocupando cada vez mais com o meio ambiente, isso significa que na tomada de decisão na hora do consumo de um produto oferecido por duas empresas, é bem provável que a empresa com atitudes mais ecológicas leve vantagens junto ao consumidor. Além disso, as pessoas passaram a evitar consumir produtos de empresas que desprezam as práticas sustentáveis.

Consumidor final como parte do processo

Quando uma empresa coloca nas mãos do consumidor final uma embalagem biodegradável, ele entende que está fazendo parte de um processo de sustentabilidade. Logo, esse consumidor se sente parte da empresa, criando afeto e fidelidade. Ele entende que há cuidado em tudo o que é produzido, assim como há na escolha de embalagens que diminuem a poluição ambiental.

Fontes:
Revista Exame
ecycle.com.br
SB Coaching
SEBRAE