A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

O QUE É RECICLÁVEL?

São todos os resíduos descartados que constituem interesses de transformação de partes ou de seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

COMO SEPARAR O LIXO DOMÉSTICO?

Não é necessário a separação por cada tipo de elemento, portanto separe os lixos orgânicos dos lixos recicláveis.

Em um recipiente separe apenas os lixos orgânicos e não recicláveis: restos de alimentos, guardanapos usados, filtro de café, casca de frutas e verduras, flores e folhas caídas, fraldas, papel higiênico, etiquetas, etc.

Em outro recipiente separe os recicláveis: papel, plástico, vidro, borracha, metais, couro, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante.

Para simplificar a coleta seletiva domiciliar, o certo é separar o lixo seco (materiais recicláveis) dos lixos úmidos (materiais orgânicos e não recicláveis), pois assim você já contribuirá com o meio ambiente e com os órgãos coletores de sua cidade.